Últimas Notícia
TV Aurora Notícias
wb_sunny

Últimas Notícias

Defensor público aurorense participa do VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde, em Fortaleza.

Defensor público aurorense participa do VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde, em Fortaleza.

Foto: Luana Torres

O defensor público aurorense, Dr. Francisco Torres, participou na tarde de ontem, quarta-feira, 29 de maio, do VI (Sexto) Congresso Brasileiro de Direito e Saúde, em Fortaleza/Ce.

De início, Dr. Torres falou da alegria de estar presente nesse evento. Cumprimentou a presidente de mesa, os colegas palestrantes, advogados e demais profissionais presentes.

Falou dos dois anos de vivência no núcleo de saúde da população e que quando chegou e viu o estado de saúde da população, adoeceu. "Um estado de terror, um caos", disse. Dr. Torres comentou sobre a situação de calamidade pública. Mais de 800 pedidos de UTI transferência. "O que custa acreditar é que estão brincando com a vida das pessoas. O que fazer dessa saúde? Falta dinheiro? Por que quando judicializa, imediatamente aparece o cumprimento da decisão?", questionou Dr. Torres. Pessoas carentes estão morrendo nas filas de espera por causa disso. "O que está acontecendo? Estamos perdendo a sensibilidade de ser humano?"

O momento é de tribulação, mas a gente sabe que saúde é um direito do cidadão - artigo 196 da Constituição da República Federativa do Brasil, onde diz que: "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."

"Se a gente não for totalmente compromissado, não adianta ser Defensor Público", disse. Dr. Torres concluiu sua participação falando de como foi maravilhoso palestrar nesse evento.

Colaborou Danilo Freire

Tags

Receba notícias por email