Últimas Notícia
TV Aurora Notícias
wb_sunny

Últimas Notícias

Defensoria Pública consegue transferência de paciente de Aurora acometido por hanseníase para hospital de Fortaleza

Defensoria Pública consegue transferência de paciente de Aurora acometido por hanseníase para hospital de Fortaleza


Por Henrique Macêdo – Redação Aurora Notícias

A Defensoria Pública do Estado do Ceará viabilizou por meio de decisão judicial favorável a transferência de um paciente de 21 anos de idade, residente em Aurora, acometido por hanseníase que se encontra internado no Hospital Geral Ignez Andreazza, naquele município, para o Hospital São José, em Fortaleza.

A decisão da justiça determina que o estado do Ceará forneça o tratamento por tempo indeterminado, na rede pública estadual, ou, na falta deste, em leito da rede particular, bem como o adequado transporte do local em que se encontra para a unidade hospitalar com suporte especifico.

O descumprimento da determinação implicará em bloqueio de verba pública suficiente para a satisfação da obrigação, sem prejuízo de responsabilidade criminal e política, conforme os termos do art. 4º, VIII e art. 74 da Lei nº 1.079/50, com o art. 5º, incisos XXXV e LIV, de CF/88, c/c o art. 3º, da Lei Federal 12.153/2009.

O pedido de antecipação dos efeitos da tutela formulado pelo defensor público Dr. Francisco Pereira Torres tramitou na Vara Única da Comarca de Fortaleza. A decisão do juiz de direito Francisco Chagas Barreto Alves saiu nesta segunda-feira (8).

“A decisão judicial saiu e obriga o Estado do Ceará a fornecer o tratamento de forma ininterrupta. Agora, o paciente terá, finalmente, o apoio necessário do Estado, como prevê a Constituição”, diz Dr. Torres.

O paciente possui histórico familiar. De acordo com o Dr. Torres, o pai do jovem faleceu vítima da mesma doença. Torres diz ser absurdos existirem mortes devido a esta enfermidade.

“O pai dele já faleceu com a mesma doença, e agora o filho com hanseníase. Eu acho um absurdo que ainda existem pessoas que morram com lepra. Nós conseguimos através de liminar essa transferência para possivelmente o Hospital São José”, ressaltou.

Conforme laudo médico do Dr. Raimundo Macedo, necessita-se com urgência o tratamento médico do paciente em leito de hospital terciário, sendo indicado o Hospital São José de Doenças Infecciosas.

Ainda de acordo com Dr. Raimundo, o hospital de Aurora não pode arcar com o alto custo do tratamento do jovem. O médico afirma que a falta deste colocará em risco não só a sua integridade física, mas a própria vida.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 99799-9345.

Tags

Receba notícias por email