Açude do Tipi.
Foto: Redes Sociais.
Por Danilo Freire.


As precipitações seguem molhando o solo aurorense, bem como das regiões próximas à terra do Sol Nascente. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva caída sobre o Sítio Tipi na noite desta quarta-feira, 26/02/2020, resultou no volume de 10.6 milímetros.

A população do Sítio Tipi, que no final do ano passado sofreu com um incêndio de grandes proporções, pode agora respirar um ar mais puro e sentir um clima mais agradável. Para o radialista e empresário Paulo Tavares, residente em Barro e natural do citado sítio aurorense, a expectativa para o inverno é muito boa.

“Tivemos muita chuva em fevereiro e esperamos a consolidação do período invernoso no mês de março”, disse Paulo Tavares.

Para Joathan Magalhães, os agricultores, principalmente do tipi, estão muito satisfeitos com a quadra invernosa. Joathan observa que o mês de fevereiro deste ano já tem média superior a de 2019. “está chovendo mais. As plantações estão boas, em nível satisfatório. Quem plantou mais cedo já está até colhendo feijão verde e vendo o milho bem desenvolvido”.

Joathan Magalhães fala também sobre os açudes, que estão recebendo recarga. “nós temos o segundo maior reservatório da região, que é o açude cachoeira 2, no Sítio Tipi-Frankilândia, que está com uma boa recarga d’água. A expectativa é que ele possa sangrar no mês de março com a continuidade das chuvas, e com isso, uma grande safra, tanto para quem plantou em baixio, como também para quem plantou no alto.

Falando como agricultor familiar, Joathan Magalhães se diz satisfeito: “a gente acompanha com alegria as chuvas regulares”, finalizou.

A Funceme contabilizou chuva em outros municípios. Confira os volumes:

Baixio – 62 milímetros.
Várzea da Conceição (Cedro) – 43 milímetros.
Ingazeira (Aurora) – 34.2 milímetros.
Ipaumirim – 25 milímetros.
Jamacaru (Missão Velha) – 22.2 milímetros.
Várzea Alegre – 20.4 milímetros.
Monte Alegre (Barro) – 10.3 milímetros.
Santo Antônio (Ipaumirim) – 9 milímetros.
Lavras da Mangabeira – 4.3 milímetros.