Foto: Ilustração

Conforme dados divugados pela Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, através do site da prefeitura, cinco casos suspeitos do Covid-19 já foram descartados no município. Um caso segue em investigação.

Já a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), atualizada às 09h27 desta segunda-feira (27), o município apresenta o número de 2 casos suspeitos do novo coronavírus.

Qualquer divergência em relação ao boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde do Estado pode ocorrer devido aos dados usados serem processados até às 17 horas do dia em questão. Os dados mostrados peo IntegraSUS levam em consideração todo o dia, sendo naturais possíveis divergências.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Aurora, na medida que os resultados forem disponibilizados, estes serão tornados à toda a população.

Ainda segundo a pasta, apesar da informação ser um direito fundamental, os profissionais de saúde estão submetidos a códigos de ética que impedem a divulgação dos dados pessoais do paciente à terceiros. Deste modo, impondo aos profissionais manter sigilo, sendo que a violação deste dever, poderá acarretar em sanções administrativas e penais.

Resultados dos exames

Para a realização dos exames é feita coleta de materiais respiratórios, aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções de boca e nariz. 

A coleta e a elaboração dos exames laboratoriais seguem protocolo das autoridades de saúde da Secretaria de Saúde do Estado.