Últimas Notícias
latest

Governo do Ceará recebe mais 30 respiradores para equipar novos leitos de UTI

Foto: Carlos Gibaja

Desembarcou na tarde deste sábado (2), em Fortaleza, um lote de 30 respiradores mecânicos (Luft 3 A/C), enviados pelo Ministério da Saúde para o Governo do Ceará. Essa ação já é resultado da última reunião que o governador Camilo Santana teve com o ministro NelsonTeich, no qual pediu atenção ao Ceará devido ao avanço da contaminação do coronavírus, e da necessidade da habilitação de novos leitos criados pelo Governo em UTIs.

“Com mais 30 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde poderemos equipar novas UTIs públicas exclusivas para pacientes com Covid-19. Será uma importante ajuda para salvar vidas neste grave momento. Agradeço ao Governo Federal”, agradeceu o governador. O Ceará já habilitou mais de 1 mil novos leitos em todo o estado, destas, já ultrapassou de 400 os leitos equipados com UTI.

Mais respiradores

Na transmissão pela internet na última quinta-feira (30), Camilo Santana já havia confirmado que um avião da China chegará até a próxima quarta-feira (6) com mais 300 respiradores comprados pelo Consórcio Nordeste, sendo que 30 deles virão para o Ceará. “Mais uma medida que reafirma a importância da união dos estados do Nordeste no combate à essa pandemia, e que chegarão para ampliar a rede de leitos com UTI no nosso Estado”, afirmou na ocasião Camilo.

Além destes, o Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, já ganhou na Justiça Federal, através do Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Ministério Público Federal (MPF), o direito de receberem outros 94 respiradores, que estão de posse da União. A empresa, que tem sede em Cotia (SP), deixou de entregar os respiradores destinados a equipar unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em território cearense. De acordo com a Intermed, as máquinas teriam sido retidas pelo Ministério da Saúde. “Essa decisão foi uma grande vitória para o Ceará, e vai nos possibilitar abrir mais 94 leitos aqui em Fortaleza”, celebrou Camilo Santana.

Governo do Estado do Ceará
« ANTERIOR
PRÓXIMA »