A Caixa Econômica Federal divulgou no dia 26 de junho o novo calendário para pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial de R$ 600,00. Entretanto, para esta nova leva de pagamentos o banco seguiu o que já foi feito na segunda parcela e beneficiários terão que esperar (teoricamente) pelo menos 10 dias até poder sacar o dinheiro no caixa eletrônico. Isso porque a responsável pelo pagamento do auxílio emergencial bloqueou as transferências para outros bancos no aplicativo Caixa Tem e divulgou um calendário específico para saque.

 O motivo para a alteração foi que no pagamento da primeira parcela os cidadãos estavam transferindo o dinheiro para contas de conhecidos para sacar antes das datas previstas pelo banco, o que gerou aglomeração em diversas agências pelo país. Para evitar que isso se repetisse, a Caixa estipulou que dessa vez todos os pagamentos serão feitos em Poupança Social Digital onde os beneficiários poderão movimentar o dinheiro apenas pelo aplicativo (pagar contas e boletos e realizar compras com cartão virtual da Caixa), sem opção do saque sem cartão até a data estipulada.

Veja formas de antecipar o saque do Auxílio Emergencial pela conta digital

Apesar do início do saque da terceira parcela estar marcado apenas para o próximo sábado (30) alguns beneficiários já conseguiram transferir e até mesmo sacar os R$ 600,00. A técnica já foi realizada pelos internautas e é uma forma simples de ter acesso ao dinheiro, basta ter uma conta em banco digital. Para aqueles que precisam utilizar o dinheiro para outras atividades que o aplicativo Caixa Tem não permite ou apenas transferir para uma conta pessoal essa dica é uma boa alternativa.

Utilizando a conta em banco digital o usuário pode fazer um depósito por boleto, que consiste em gerar um boleto pelo aplicativo do banco digital que poderá ser pago pela Poupança Social Digital no aplicativo Caixa Tem. Diversos bancos digitais como Nubank, Banco Inter, Original, BS2 e C6 oferecem esse tipo de serviço e na maioria deles é feito sem cobrança de tarifa. Depois de pago, o boleto é compensado em até 2 dias o dinheiro estará na sua conta. Aí, você poderá sacá-lo nos caixas 24h (dependendo do banco há tarifas) ou ainda transferí-lo para uma conta em algum outro banco físico e sacar os valores.

Fonte: Ache Concursos