Foto: Joathan Magalhães

Depois de muitas lutas e da organização comunitária dos moradores do Sítio Tipi Franklandia, na zona rural de Aurora, em fim, nesta semana, a Enel Distribuição fez a troca do transformador da rede de energia elétrica da comunidade. Há anos os residentes naquela localidade sofriam com problemas elétricos, isso porque na mencionada comunidade existiam duas redes, uma trifásica e a outra monofásica, sendo a maioria da população era atendida pela rede monofásica.

As quedas de energia também eram uma problemática. Além disso, para realizar eventos festivos na comunidade os moradores recorriam ao aluguel de geradores de energia.

De acordo com o sindicalista Joathan Magalhães, o caminho foi longo até que a Enel fizesse a troca do equipamento. “Depois de muitas lutas e da organização comunitária, conseguimos com que a Enel trocasse o transformador aqui de nossa comunidade. O caminho foi longo e através de abaixo assinado, ações na justiça e muita persistência, agora deu certo. Durante essa luta, muitos atores fizeram parte do processo, não vou citar nomes para não cometer o pecado da omissão”, afirmou.

Ainda segundo Joathan, o novo transformador viabiliza a implantação de projetos importantes para a comunidade. “E com a troca do transformador o SONHO DO PROJETO DE ABASTECIMENTO fica mais perto de se tornar realidade, visto que a potência do antigo transformador não era suficiente para funcionar a bomba instalada no poço profundo. Além de outras demandas da comunidade, como por exemplo ser feito projetos de irrigação. O antigo transformador era de 5 kva e o atual é de 45kva’, enfatizou.

O Portal Aurora Notícias entrou em contato com a Enel Distribuição, mas até o fechamento desta matéria nenhuma nota foi enviada.