Últimas Notícias
latest

Estudo prevê fim da pandemia no Brasil em agosto

Foto: Pixabay

A Universidade Nacional de Singapura, a maior e mais antiga do país asiático, realizou estudos com a previsão de quando a pandemia de coronavírus pode ter fim em cada lugar do mundo. No Brasil, a doença deve ser controlada no dia 23 de agosto, segundo os pesquisadores. Globalmente, o término aconteceria ainda este ano, em 1º de dezembro.

O infectologista Carlos Fortaleza, membro da Sociedade Paulista de Infectologia e professor da Faculdade de Medicina da Unesp, afirma que esse tipo de estudo não traz a “palavra final”

“A situação é absolutamente imprevisível quando você tem um número de variáveis tão grande”, destaca o professor. “O grande problema de modelos matemáticos e simulações é acertar os parâmetros que influenciam na transmissão do vírus. Essas novidades fazem com que as coisas mudem. É muito difícil conseguir uniformizar [as previsões]”, pondera o especialista.

Cada país coloca suas medidas em prática para frear a transmissão de coronavírus, e esse tipo de aspecto, apesar de relevante, fica de fora da projeção, segundo o professor.

A estabilidade deve acontecer quando uma vacina for criada.

“Chega o momento em que todo mundo é vacinado. Assim, uma pessoa passa a infectar menos pessoas, até que a doença acabe”, esclarece.

Segundo o professor, será possível dizer que a pandemia acabou quando a doença estiver sob controle.

“Isso significa que ainda haverá casos, mas eles serão esporádicos e vão acontecer em alguns lugares específicos”.

“O ideal é que ela seja erradicada. Isso acontece quando não existem mais casos nem a possibilidade de reintrodução da doença [na população]”, analisa. “Mas ela pode ser controlada mesmo sem ser erradicada”, conclui.

Mais Curitiba
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário