Últimas Notícias
latest

Vacina contra Covid-19 funciona e empresa pode produzir 1 bilhão de doses

O mês de julho começou com uma ótima notícia em relação a vacina experimental contra o novo coronavírus: ela mostrou bons resultados em testes com humanos e estimulou a resposta imune dos pacientes saudáveis.

No entanto, a vacina, que foi produzida pela gigante farmacêutica Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech, também causou efeitos colaterais, como febre, em doses mais altas.

O estudo foi randômico e testado em 45 voluntários que receberam três doses da vacina ou placebo; destes, 12 receberam uma dose de 10 microgramas, outros 12 tomaram 30 microgramas, mais 12 receberam uma dose de 100 microgramas e nove foram tratados com a versão em placebo da vacina. A dose mais alta, de 100 microgramas, fez com que metade dos voluntários apresentassem febre, por causa desses efeitos colaterais, o grupo não recebeu uma segunda dose.

Depois de uma segunda dose da injeção três semanas depois da primeira, 8,3% dos participantes do grupo de 10 microgramas e 75% do grupo de 30 microgramas também tiveram febre. Outro sintoma apresentado foi distúrbios de sono. Entretanto, os cientistas, não consideraram os efeitos colaterais sérios e não resultaram em hospitalizações.

A vacina mostrou também a capacidade de gerar anticorpos contra a covid-19 e em alguns casos neutralizaram o vírus, o que pode significar a capacidade de parar o funcionamento dele, mas ainda não se sabe se esse nível mais alto de anticorpos é realmente capaz de gerar imunidade à doença. A Pfizer deve conduzir novos estudos em breve para comprovar que quem tomou a vacina é 50% menos vulnerável ao vírus.

A novidade foi divulgada no site Medrxiv, principal distribuidor de descobertas científicas que ainda não foram revisadas por pares. Os resultados ainda não foram publicados em jornais científicos.

As empresas não divulgaram as diferenças dos efeitos da vacina por gênero, etnia ou faixa etária. As próximas fases do teste também serão focadas nos Estados Unidos. Se tudo ocorrer bem, a expectativa da Pfizer é produzir até 100 milhões de doses da vacina até o final deste ano e mais 1,2 bilhão até o final de 2021.

Com os resultados positivos, a farmacêutica teve um aumento de 4% nas suas ações na bolsa americana. Outras vacinas também já estão sendo testadas em humanos, como é o caso da produzida pela Moderna e também a da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.

Até o momento, nenhum medicamento ou vacina contra a covid-19 foi aprovado para uso regular, todos os tratamentos ainda são considerados experimentais.

Com informações de Exame Abril
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário