Fotos: Assessoria de Imprensa/Dep. Fernando Santana

Aconteceu nesta quinta-feira (06) a 27ª Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Entre os projetos aprovados, dois foram de autoria do deputado Fernando Santana (PT), sendo eles: o 255/2019, que dispõe sobre o Programa Habitação e Cidadania no âmbito estadual e o 306/2019, que delibera sobre a criação do Programa Alimentação durante as Férias Escolares (PAFE).

Agora, fica instituído o Programa Habitação e Cidadania, destinado à população com renda familiar de até cinco salários-mínimos, podendo ser desenvolvido com recursos próprios, federais, e, ainda mediante celebração de parcerias com a iniciativa privada.

Fernando Santana falou sobre o déficit habitacional e se referiu a este como um problema que era restrito às capitais e aos grandes centros urbanos, que vem se tornando evidente nas cidades de médio porte do interior.

“A busca pela casa própria e o drama de quem vive em moradias precárias são visíveis e, segundo os urbanistas, tendem a aumentar a cada ano. Restrições recentes no financiamento de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida, pelo Governo Federal, devem contribuir para dificultar ainda mais o acesso à casa própria, em particular para as famílias que buscam a moradia popular”, disse o deputado.

Fernando Santana viu outro projeto de sua autoria sendo aprovado. Este, com coautoria dos deputados: Augusta Brito (PCdoB), Oriel Nunes Filho (PDT) e Queiroz Filho (PDT), que dispõe sobre a criação do Programa de Alimentação durante as Férias Escolares (PAFE).

“A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais. Pressupõe-se que seu alcance implique a convergência de políticas e programas de vários setores com capacidades para promover, na dimensão individual e coletiva, o acesso à alimentação adequada”, pontuou Fernando.