Últimas Notícias
latest

Em entrevista à Rádio Progresso FM, reitor da URCA fala sobre projeto de implantação da faculdade de Medicina

Nesta segunda-feira (17) o Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Lima Júnior, participou do Jornal Progresso, levado ao ar pela Rádio Progresso FM 105,1 MHz de Juazeiro do Norte/CE, e concedeu entrevista ao jornalista João Hilário, apresentador do noticioso. Eles conversaram sobre a possibilidade da chegada do curso de Medicina na URCA, algo que está bem próximo de se concretizar.

Lima Júnior disse que participa desta empreitada desde 2015,  quando a ideia começou a ser gestada. Ele destacou o apoio de iniciativas da comunidade cratense e regional, que mais recentemente foram retomadas, no sentido de fortalecer o projeto.

Perguntado sobre a estrutura física da URCA para receber o curso de Medicina, o professor Lima Júnior disse que negociações sobre as instalações estão sendo feitas.

"A gente negocia isso, incluindo a possibilidade de espaço. Agregar uma nova estrutura predial. Hoje temos uma boa estrutura laboratorial, mas isso tudo ainda está em discussão", disse Lima Júnior.

Ele destacou a boa relação com a Universidade Estadual do Ceará. De acordo com o Reitor da URCA, o projeto pedagógico das duas instituições são muito parecidos. Ele não descartou a possibilidade de uma negociação com a UECE na fase inicial. 

Outra pergunta feita pelo Jornalista João Hilário foi acerca do cronograma, se já existe um calendário para as próximas etapas do projeto apresentado ao Governo do Ceará. O Reitor Lima Júnior disse que pediu um prazo para discussão:

"Provavelmente o cronograma ficará mais para o final do ano, mas já estamos pensando na estrutura para começar, quem sabe, no segundo semestre de 2021. Mas tudo ainda no limbo das projeções".

João Hilário também perguntou ao Reitor como o Governador do Estado recebeu o projeto. Lima Júnior disse que com muita boa vontade e compromisso.

"O Governador é um homem comprometido com a redução das desigualdades. Comparamos as estruturas e alguns outros indicadores do campo da saúde, além do perfil da universidade. Foi uma conversa promissora e ele gostou da nossa documentação", disse Lima Campos.

João Hilário disse que é inegável e absolutamente reconhecida a contribuição da URCA no processo, tanto educacional, como na área médica da região do Cariri e disse ser defensor da Faculdade de Medicina para a cidade do Crato, pois, segundo ele, é evidente a carência de médicos na região.
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário