A Diocese de Crato recebeu dois ventiladores pulmonares e um ultrassom vindos de Roma, na Itália, doados pelo Papa Francisco. Os equipamentos serão entregues, nesta quarta-feira (26), ao Hospital São Camilo, em Crato, para o tratamento de pacientes com Covid-19.

A Instituição, administrada pela Sociedade Beneficente São Camilo, é referência para o tratamento de pacientes graves da região de saúde do Crato, composta por 13 municípios. Outras sete unidades de saúde em território brasileiro foram listadas para receber estes suprimentos médicos.

“O gesto demonstra a preocupação do sumo pontífice com a pandemia de Covid-19, que tem abalado o mundo inteiro”, destacou o bispo Dom Gilberto Pastana.

O Hospital possui 42 leitos de enfermaria para tratamentos de paciente com Covid-19 e a taxa de ocupação é de 16,67%. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, o Crato soma 5371 casos confirmados da doença, sendo que 4050 já estão recuperados. Lá, foram registrados 77 óbitos. 

Histórico

O Hospital Maternidade São Francisco de Assis — atual Hospital São Camilo — foi idealizado pelo bispo diocesano Dom Quintino Rodrigues, sendo fundado em 1936. O principal objetivo era suprir a carência médico-hospitalar na região Sul do Estado, principalmente, para dar assistência e controlar a grande epidemia da peste bubônica. 

Atualmente, o hospital conta com 148 leitos e pertence à Fundação Padre Ibiapina. Desde 1º de janeiro de 2004 é administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo. Hoje é considerado referência para 350 mil habitantes em sua microrregião. 

Diário do Nordeste