Neste sábado (01/08/2020), um dos maiores ícones da música brasileira comemora mais um ano de vida. Ney de Souza Pereira, mais conhecido como Ney Matogrosso, está completando 79 anos de idade.

Nascido em Bela Vista (MT), Ney Matogrosso, além de cantor e compositor, é dançarino, ator e diretor. Dono de uma voz marcante, sua extensão vocal de tenor e contratenor transforma suas apresentações em verdadeiros espetáculos. A maquiagem cênica e a vestimenta excêntrica são as principais características dos shows do artista.

Na música “Homem com H”, Ney diz: “Eu sou homem com H e com H sou muito homem”. Isso com certeza condiz com a realidade vivida na época do lançamento, pois o seu comportamento desafiava a ditadura militar. O grupo Secos & Molhados tem músicas consagradas em seu vocal, como: Sangue Latino, O Vira, Fala, Rosa de Hiroshima, entre tantas outras.

Balada do Louco, Poema, América do Sul e muitos outros, são hits marcantes da sua carreira solo.

Com 934 gravações no banco de dados do Escritório Central de Arrecadação (Ecad), quase 95% de seus rendimentos entre 2015 e 2019 em direitos autorais foram provenientes dos segmentos de rádio e televisão. Vida longa a este mestre da música nacional.