Foto: Divulgação

De acordo com o último boletim epidemiológico mensal da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado na terça-feira, 11, foram confirmados 3 casos de arboviroses no município de Aurora em 2020. Dessa quantidade, todos os casos foram de dengue. No período, não foram registrados casos de chikungunya e zika na Terra do Menino Deus. O informativo traz dados exportados até o dia 27 de julho e contempla análises feitas até a semana epidemiológica (SE) 30.

Neste ano, foram notificados 4 casos de dengue no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), sendo um descartado. Nenhum óbito foi registrado. Até 20 de dezembro de 2019, conforme o boletim epidemiológico, Aurora registrou 3 casos suspeitos e um confirmado de dengue. Também não houve registro de óbitos no período.

Em todo o Ceará foram registrados 14.193 casos de dengue. No mesmo período do ano passado, foram 8.582 confirmados.

Arboviroses

Arboviroses são doenças causadas por arbovírus, que são transmitidos pela picada de artrópodes que se alimentam de sangue (hematófagos), como o Aedes aegypti. Os mosquitos do gênero Aedes são responsáveis pela disseminação de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.