Foto: Reprodução

As eleições de 2020 serão diferentes para candidatos e eleitores por causa da pandemia de Covid-19, que alterou toda a dinâmica da sociedade e, em consequência, vai afetar também o pleito, que já foi adiado para o feriado de 15 de novembro justamente por este motivo. Facebook, Youtube, Instagram, WhatsApp e até mesmo plataformas como Meets e Zoom ganham a cena pré-eleitoral e são os novos queridinhos dos políticos.

Entre likes e haters (pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério), a eleição municipal deste ano em Aurora tende a ser mais virtual que as anteriores por causa da pandemia da covid-19.

Atuação dos candidatos nas redes sociais

Esta semana foi marcada pelas convenções partidárias. Na primeira delas, no dia 14, o empresário e candidato homologado a prefeito de Aurora, Marcone Tavares (PSD), utilizou suas redes sociais, ocasião em que também apresentou suas propostas para administrar o município. No Facebook, Marcone possui o quantitativo de 4.698 seguidores.

Na terça-feira (15), foi a vez do candidato Adailton Macedo (MDB). Além de apresentar projetos, Adailton, que foi prefeito de Aurora por duas ocasiões, mostrou obras realizadas em suas gestões. Na rede social Facebook, 6.141 pessoas seguem Adailton.

Por último, ontem, dia 16, Dr. Carlos Macedo (PSB), que foi prefeito do município em dois mandatos, realizou live após a convenção partidária que homologou sua candidatura a prefeito de Aurora e a de candidata a vice, Glória Ramos Tavares (PSB). Dr. Carlos, além de citar suas ideias, também mencionou obras realizadas em suas gestões. 5.752 pessoas seguem a página de Carlos Macedo, no Facebook.

Fake News

Outra ameaça é o velho problema de 2018 e que ainda assombra a disputa deste ano: as fake news. Pressionados, Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp passaram a ser mais criteriosos com contas de políticos e mais rápidos em cortar o alcance ou tirar um conteúdo falso do ar.

Faça o Aurora Notícias conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (88) 99799 9345.