Portal Aurora Notícias

Prefeitura de Aurora realiza evento alusivo ao Setembro Azul.

Fotos: Edson Moreira/Texto Ana Cláudia Lira e Henrique Macedo

Nesta sexta-feira, 25 de Setembro do ano letivo de 2020, foi realizado pela prefeitura de Aurora, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento que incentiva a valorização da LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais e o respeito ao surdo. Ressaltasse que a pasta que tem como titular Maria Rosilange de Macedo adotou todos os protocolos sanitários, bem como obedeceu aos decretos municipal e estadual no tangente as orientações de combate a proliferação da pandemia da Covid-19. No espaço, os participantes obedeceram à distância de isolamento, como também foi disponibilizado álcool em gel aos presentes.
O momento aconteceu na sede da secretaria, com a presença da secretária da Educação, os mediadores de aprendizagem, as crianças surdas matriculadas na rede pública Municipal, familiares, diretores coordenadores, equipe de inclusão da Educação e intérpretes de Libras.
O projeto surge da necessidade da conscientização da inclusão social da surdez motivando os envolvidos para que se busque o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, conscientizando a população para os riscos da pessoa que sofre preconceitos.

O evento foi dividido em dois momentos:

1° Momento: mesa redonda com abertura realizada pela professora Ana Cláudia Lira apresentando o projeto, em seguida Ronaldo Santos apresentou a história das lutas travadas pela comunidade surda, em prosseguimento a psicóloga Socorro Maria relatou a importância dos mediadores de aprendizagem e das famílias na verdadeira inclusão, afirmando que em Aurora o Atendimento Educacional Especializado está acontecendo e pôr fim a fala da secretária Rose Macêdo reafirmando seu compromisso com a Educação e parabenizando as crianças por suas lutas e incentivando a todos na busca do conhecimento.

2° momento: apresentação dos alunos sobre o conhecimento de libras e uma oficina de interação comunicativa entre surdos e ouvintes, desenvolvida pelos intérpretes Iza Lira e Teresa do Crato (Graduado em Letras e pós-graduada em Libras).

Todo o evento contou com o apoio do Prefeito Municipal Dr Júnior Macedo, no qual parabeniza toda a comunidade surda de Aurora e do Brasil pelo Dia Nacional do surdo Lei 11.796/2008.


Faça o Aurora Notícias conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (88) 99799-9345.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

.