Com o início do período dos ventos nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro e devido à baixa incidência de chuvas, aumenta também o surgimento de queimadas em Aurora. Desde a manhã deste domingo (18), um incêndio de grandes proporções atinge a localidade do Sítio Creoulas. É possível avistar as chamas a quilômetros de distância. Moradores da região tentam conter o incêndio. Não há informações sobre feridos.

Segundo uma moradora da localidade, o incêndio teria começado após uma pessoa atear fogo em uma área da região e que devido a força do vento se alastrou, estando incontrolável. A área devastada não foi mensurada. “Fico triste pelos os animais que não tem defesa nenhuma, pois a cada hora que passa só aumenta”, disse.

O que diz a lei

Gerar fumaça ou incêndio são ações que podem levar o autor a ser enquadrado na Lei de Contravenções, Código Penal e na lei de crimes ambientais. Destaca que na lei dos crimes ambientais (lei nº 9.605/1998), também há previsão específica de penalidade, no artigo 41, para quem provocar incêndio, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.