Uma ligação clandestina na rede de energia elétrica, o famoso 'gato' foi encontrada na manhã desta quarta-feira (11) em uma bomba que puxa água para abastecer a comunidade do Distrito de Agrovila Cachoeira, em Aurora. No local, é possível ver a fiação irregular exposta.

Em entrevista a nossa reportagem, um morador da localidade reclama da situação. "A empresa construiu um reservatório na agrovila, e encheu com essa bomba,  fizeram um gato na energia para ligar essa bomba e bombear água para encher o reservatório.

O morador também afirma que antes não havia energia para ligar a bomba. "Prometeram a água da agrovila e até ontem não tinha, como não tinham ligado a energia ainda deles, fizeram um gato".

A prefeitura de Aurora alega a Enel não fez a ligação da energia elétrica, como também houve dificuldade com as licenças ambientais.

A Enel não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta matéria.

Conforme o portal da transparência, foram disponibilizados pouco mais de R$ 3 milhões e duzentos mil reais foram disponibilizados para a execução do projeto de abastecimento d'água do Distrito de Agrovila Cachoeira, além das comunidades dos sítios Cobra, Boa Vista, Gitirana e Araújo.

O que diz a lei

O furto de energia é um crime previsto no Artigo 155, parágrafo 3º do Código Penal Brasileiro (CPB). A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão, além de multa.