Muitas pessoas não conseguem entender qual a diferença entre a Polícia Civil e Militar. Na maioria dos casos, ao ouvir a palavra polícia, já se imagina um homem fardado algemando alguém ou fazendo alguma operação, certo? Errado! A diferença entre a Polícia Civil e Militar, no Brasil, transcorre do fato de que cada um foca em um tipo de atuação, completando a ação do outro. São sistemas diferentes, mas colaborativos, pelo fato de eles não competirem entre si e, simultaneamente, ajudarem no combate ao crime.

Polícia Civil

A Polícia Civil, também chamada de Polícia Judiciária, está diretamente relacionada à atividade investigativa, busca de evidências e questões de segurança social não instantâneas. Ela é dirigida por Delegados de Polícia, que coordenam as atividades dos agentes, e busca averiguar e solucionar os crimes após o seu registro. Nesse sentido, a Polícia Civil atua já sabendo sobre o crime com o qual está trabalhando, enquanto a Polícia Militar coíbe a realização de um crime, ou observa-o de maneira urgente, evitando que ele aconteça ou tenha sucesso.

Polícia Militar

A Polícia Militar é a força responsável pelo policiamento ostensivo, ou seja, ela é quem coíbe as ilicitudes de maneira imediata. Enquanto a Polícia Civil é mais voltada para investigação, a Militar é dedicada à vigilância e repressão imediata de atos criminosos ou ilícitos. Se utilizarmos um assalto como exemplo, percebemos a diferença.

A Polícia Civil é quem faz o boletim de ocorrência depois de o fato ter ocorrido, investiga o mesmo e cabe a autoridade policial decidir ou não pela instauração de inquéritos ou outros procedimentos policiais após verificara procedência das informações.

A Polícia Militar tem a responsabilidade de impedir o ato ou prender em flagrante os autores de um crime que tenha acabado de acontecer. Além disso, coibir a poluição sonora (som alto), roubos ou furtos em curso, brigas de vizinhos, e outras tantos crimes que estejam em situação de flagrante.

O "Disque 190" é de responsabilidade da Polícia Militar.

Nos municípios de Aurora e Barro existe uma delegacia municipal de Polícia Civil, sediada em Aurora, que funciona no período de 08:00hras as 17:00hras de segunda a sexta-feira. Nos dias de semana, entre as 17:00hras e 08:00hras do dia seguinte, e finais de semana. Em Aurora não possui plantão policial, cabendo a Delegacia Regional de Brejo Santo o atendimento das ocorrências, onde funciona o plantão policial.

Assim em Aurora/Barro, novamente, não existe plantão policial no período noturno, nem aos finais de semana.

Sabendo a diferença entre as duas instituições, quando se usa o termo "polícia", o cidadão está se referindo as "duas polícias", então use a expressão correta ao se referir a uma ou a outra instituição (Polícia Militar ou Polícia Civil).