Últimas Notícias
latest

Secretaria Municipal de Saúde de Aurora emite nota de esclarecimento sobre vacinação contra Covid-19 no município


Após a chegada do lote de 117 vacinas da Coronavac em Aurora, enviadas pelo Governo do Estado prossegue a vacinação no município. Na manhã desta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde imunizou os profissionais de saúde da Unidade Sentinela, unidade esta que é vinculada ao Hospital Geral Ignez Andreazza.  

Quantitativo este que corresponde a 34% dos profissionais de saúde cadastrados no município de Aurora.

Conforme a quantidade de doses do imunizante for recebida pelo município de Aurora, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Ceará, a secretaria de saúde dará continuidade à vacinação, visando o público alvo por cada etapa. 

A pasta de saúde de Aurora salienta, que a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará emitiu Ofício Circular GABSEC nº 108/2021, que define os grupos prioritários, especificamente dos profissionais de saúde que serão vacinados nesta fase, seguindo esta ordem:

1. UNIDADES HOSPITALARES COVID, ENFERMARIA E UTI (DA EQUIPE DE NÍVEL SUPERIOR AOS SERVIÇOS GERAIS); 

2. TRANSPORTE PRÉ-HOSPITALAR (SAMU); 

3. UPAS; 

4. EMERGÊNCIAS DE HOSPITAIS PORTA ABERTA; 

5. VACINADORES; 

6. LABORATÓRIOS DE BIOLOGIA MOLECULAR; 

7. CENTROS DE COLETA, TESTAGEM E ATENDIMENTO COVID; 

8. ACS, ACE VISITADORES DOMICILIARES, ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, MÉDICOS DA ESF. 

Considerando que o município de Aurora não possui estabelecimentos citados nos seguintes itens constantes no Ofício Circular:

1 - (UNIDADES HOSPITALARES COVID, ENFERMARIA E UTI (DA EQUIPE DE NÍVEL SUPERIOR AOS SERVIÇOS GERAIS), deu-se início a vacinação pelos profissionais descritos no item 2 - (TRANSPORTE PRÉ-HOSPITALAR – SAMU), novamente saltamos o item 3 - (UPAS), pelo fato de também não termos este estabelecimento implantado no município, com isso, houve sequência os profissionais do estabelecimento do item 4 - (EMERGÊNCIAS DE HOSPITAIS PORTA ABERTA), onde se enquadra a unidade sentinela que é vinculada ao Hospital Geral Ignez Andreazza, já citada anteriormente, dando continuidade à vacinação nos profissionais que fazem parte do estabelecimento mencionado. E, desta maneira, seguiremos sucessivamente de acordo com o que é recomendado no ofício referenciado anteriormente.  

Continuando a ordem de vacinação contra a COVID-19, nesta primeira fase no Ceará, inclui-se: idosos acima de 75 anos de idade; pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência; e indígenas. 

Início da vacinação 

A enfermeira Verônica Albuquerque, coordenadora municipal do SAMU e a técnica de enfermagem do SAMU, Silvana Maria, foram as primeiras pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19 no município de Aurora. A aplicação da vacina aconteceu na tarde desta terça-feira (19) durante uma cerimônia simbólica na secretaria municipal de saúde. 

O evento contou com a presença do prefeito Marcone Tavares, da primeira dama Edana Tavares, do secretário de saúde David Duarte e dos profissionais de saúde da linha de frente do coronavírus (enfermeiros da pasta de saúde e SAMU). O momento foi transmitido pelas redes sociais.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário