Últimas Notícias
latest

Comunidade católica de Aurora dá início a ritos e preparações para o período de Páscoa

Santa Missa da imposição das Cinzas realizada na manhã desta quarta-feira (17). – Foto: Pascom

A comunidade Católica de Aurora deu inicio nesta quarta-feira (17) aos ritos e preparações para o período de Páscoa. Neste ano, porém, devido à pandemia da Covid-19, o Vaticano determinou mudanças no rito de imposição das Cinzas.

Três celebrações foram programadas para serem realizadas hoje na Paróquia Senhor Menino Deus, às 7h e 17h, e uma outra às 19h. Assim como ocorreu na primeira celebração, as demais também serão transmitidas pelas redes sociais da igreja matriz.

Durante as missas, os fiéis receberão as Cinzas, sinal de penitência, principal tônica da Quaresma. Para a colocação das Cinzas na cabeça dos fiéis, os sacerdotes deverão higienizar as mãos antes do rito e utilizar máscara de proteção. Ao contrário de anos anteriores, nada será falado ao fiel durante a distribuição das Cinzas.

Por tradição antiquíssima, a Igreja Católica orienta seus fiéis a jejuarem e a se absterem de carne na Quarta-feira de Cinzas, como propósito de que tomem parte do sacrifício de Jesus, com um sacrifício próprio, no caso renunciando por um dia a alimentar-se de carne.

Quarta-feira de Cinzas – Significado

A tradição representa o primeiro dia da Quaresma no calendário católico. A Quarta-feira de Cinzas é um símbolo da prática da conversão e da mudança de vida para recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma), que se seguem até o Domingo de Ramos (anterior ao Domingo de Páscoa).

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário