O Governo do Ceará lançou, o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). A proposta deve alcançar dez mil cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).Para participar, os jovens têm que estar matriculados em escola pública ou ter concluído o Ensino Médio em uma. A escolha será por seleção pública e os beneficiados terão um auxílio de R$ 200 por mês, durante dois anos.

O governador Camilo Santana explicou como o programa deve interferir na vida desses milhares de jovens e, consequentemente, na realidade ambiental.

O AJA deve estimular a participação cidadã em projetos socioambientais sustentáveis, viabilizando o desenvolvimento de competências e habilidades de jovens, ampliando as oportunidades de trabalho com geração de renda e o protagonismo juvenil, ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Para conseguir êxito nas propostas, algumas atividades serão desenvolvidas junto aos jovens selecionados. Dentre as ações está a mobilização da comunidade no entorno dos espaços públicos; o apoio à realização de atividades de educação ambiental para ampliar a conscientização das pessoas no tocante à coleta seletiva, arborização, campanha contra o abandono de animais, ocupações irregulares em áreas de preservação permanente - APP, dentre outros. O programa também planeja campanhas de reflorestamento, proteção de espécies da fauna e flora e o manejo sustentável dos espaços naturais.

Prefeitura de Aurora