O sequestro e invasão de páginas pessoais ou comunidades no Facebook e demais redes sociais pode render multa ao autor do crime e até mesmo prisão. – Foto: Reprodução

O perfil da secretária municipal de educação de Aurora, Francisca Dulce Célia, na rede social Facebook foi hackeado nesta quinta-feira, dia 11. A titular da pasta ficou sabendo do fato após saber que alguém, ao invadir a sua conta na rede social, fazer um comentário se passando por sua pessoa.

Ainda de acordo com a secretária, após esse comentário que surgiu em seu nome, apareceram vários comentários denegrindo sua pessoa. Um Boletim de Ocorrência foi registrado nesta sexta-feira, 12, na Delegacia Municipal de Aurora.

O que diz a lei

O sequestro e invasão de páginas pessoais ou comunidades no Facebook e demais redes sociais pode render multa ao autor do crime e até mesmo prisão.

Orientação

Após, havendo interesse na responsabilização do invasor, a vítima deve procurar um advogado de sua confiança, para que mediante ação própria, se requeira ao judiciário que o provedor de aplicação forneça endereços IP com a data e hora dos fatos, e posteriormente, sejam acionadas judicialmente as empresas responsáveis pela conexão (provedores de acesso), para fornecimento dos dados do usuário, endereço e etc. Com a identificação do usuário invasor, a vítima pode representá-lo criminalmente, e se for o caso, pleitear indenização por Danos Morais.