a Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem registro definitivo concedido pela Anvisa | Portal Aurora Notícias

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem registro definitivo concedido pela Anvisa

Vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech tem registro definitivo liberado pela Anvisa. - Foto: Jonathan NACKSTRAND / AFP A...

Vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech tem registro definitivo liberado pela Anvisa. - Foto: Jonathan NACKSTRAND / AFP

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech teve o registro definitivo para uso no Brasil concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A liberação do imunizante BNT162b ocorreu na manhã desta terça-feira (23).

A farmacêutica Pfizer entrou com o pedido na agência em 6 de fevereiro. O registro concedido pela agência autoriza a vacina a ser comercializada, distribuída e aplicada.

Essa é a primeira vacina contra a doença com registro definitivo no país. Em 17 de janeiro, a Anvisa aprovou o uso emergencial de dois imunizantes, a CoronaVac e o produzido pela Universidade de Oxford/AstraZeneca.

Os testes de fase três indicaram que a vacina tem eficácia de 90%. Segundo a Pfizer, a vacina previne as formas mais leves e graves da Covid-19. A droga também manteve praticamente a mesma taxa de eficácia para idosos, chegando a 94%.

O imunizante também se mostrou capaz de neutralizar as variantes do coronavírus Sars-CoV-2 que apareceram no Reino Unido e na África do Sul, de acordo com pesquisa publicada na revista Nature Medicine em fevereiro.

Dois estudos divulgados nesta semana indicam que a vacina já tem eficácia após a aplicação da primeira dose e pode ser mantida em geladeiras (2 a 8 graus) por até cinco dias, ou ainda em congeladores (-25 a -15 graus) por duas semanas.

A possível necessidade de conservá-la em ultracongeladores em temperaturas muito baixas (-80 a -60 graus), anunciada pela agência com os primeiros resultados de eficácia, foi apontada como uma barreira para distribuir a vacina já pronta.

As empresas também realizam um estudo internacional com 4 mil voluntárias para avaliar a segurança e a eficácia da vacina em mulheres grávidas saudáveis.

No Brasil

O Brasil não tem contrato firmado para a compra do imunizante. Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou que negociava a compra de 70 milhões de doses. Mas nenhum concluído foi anunciado.

A vacina já é aplicada, desde dezembro, no Reino Unido, Estados Unidos, Isarel e União Europeia. Nesses países, o imunizante recebeu registro para uso emergencial.

Em comunicado oficial, a Anvisa ressaltou que é a primeira agência a conceder o registro definitivo e que os sete pontos  de fabricação do imunizante foram certificados.

"O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro. Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas. Esse é o nosso compromisso." afirmou o Diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

Diário do Nordeste

Comentários

1
Publi-523x65
Publi-523x65
Nome

Aurora,2557,Brasil,361,Cariri,1016,Ceará,1167,Economia,254,Educação,93,Entretenimento,88,Esportes,235,Informativo,2,internacional,7,Jurídico,29,Mostra Sesc Cariri,26,Mundo,13,Paraíba,17,Policial,2759,Política,373,Publicidade,1,Saúde,182,Tecnologia,41,
ltr
item
Portal Aurora Notícias: Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem registro definitivo concedido pela Anvisa
Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem registro definitivo concedido pela Anvisa
https://1.bp.blogspot.com/-crOWdDG7XCk/YDUCUITuRUI/AAAAAAAAkig/NkBcUKQwa9Yqj7tooHn-OYM6QGrc1MOHQCNcBGAsYHQ/s16000/vacina-pfizer.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-crOWdDG7XCk/YDUCUITuRUI/AAAAAAAAkig/NkBcUKQwa9Yqj7tooHn-OYM6QGrc1MOHQCNcBGAsYHQ/s72-c/vacina-pfizer.jpg
Portal Aurora Notícias
https://www.auroranoticias.net/2021/02/vacina-da-pfizer-contra-covid-19-tem.html
https://www.auroranoticias.net/
https://www.auroranoticias.net/
https://www.auroranoticias.net/2021/02/vacina-da-pfizer-contra-covid-19-tem.html
true
7644360351892457056
UTF-8
Notícia não encontrada Ver tudo Leia Mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início Páginas Notícias Ver tudo Recomendado por você Categoria Arquivo Pesquisa Todas as notícias Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás Minutos atrás 1 hour ago Horas atrás Hoje Dias atrás Semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguindo ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO compartilhe em uma rede social Clique no link em sua rede social Copiar todo o código Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar