Últimas Notícias
latest

Tradicional festa do Pau da Bandeira é cancelada devido aos altos índices de Covid-19 em Barbalha

Foto: João Luis

O festival cultural da tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que este ano aconteceria no formato virtual, foi cancelado devido aos altos índices de Covid-19 em Barbalha, no interior do Ceará. A informação foi anunciada prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), e o secretário de Cultura, Isaac Luna, em transmissão nas redes sociais, nesta quarta-feira (26).

Conforme Guilherme Saraiva, a medida foi tomada em cumprimento à recomendação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no município, que cancelou a realização das lives, já que muitos artistas e mestres da cultura são idosos ou pertencem aos grupos de risco ao coronavírus.

"Mesmo sendo um evento online, restrito a poucas pessoas, eles estariam expostos. Consultamos o Núcleo de Epidemiologia e a Vigilância Sanitária e não foi recomendado proceder com a festa", disse o gestor municipal.

Ainda conforme o prefeito, o número de mortes pelo novo coronavírus em Barbalha em maio deste ano já é quase a metade do número de óbitos pela doença no ano de 2020.

"Em todo o ano de 2020 morreram 66 barbalhenses, em maio deste ano já foram mais de 30 e o mês ainda nem acabou. Praticamente a metade do ano passado em menos de um mês. É por isso que estamos endurecendo as medidas de restrição”, disse Guilherme saraiva.

Barbalha faz parte da macrorregião de saúde do Cariri, que apresenta taxa de positividade de testes de Covid-19 maior que a média do Ceará. A taxa de transmissão, que indica o risco de uma pessoa contaminar outra e usa a razão do número 1 para mensurar o controle da pandemia, também está alta na região do Cariri.

Por conta dos indicadores altos da doença, o governador Camilo Santana recomendou medidas mais restritivas para a região.

Festival

O 1º Festival Cultural da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio seria realizado a partir deste fim de semana, no período de 29 de maio a 13 de junho, dia do padroeiro da cidade. Além de manter vivas as tradições regionais, o objetivo era contemplar os artistas da terra, que se apresentariam em lives.

Mesmo com o cancelamento do festival, o secretário de cultura afirma que os artistas irão receber o cachê previsto para o edital, como forma de auxílio para estes profissionais e incentivadores da cultura popular barbalhense.

“São R$ 500,00 o mesmo valor pago pelo Governo do Estado. Não haverá seleção, todos os artistas que se inscreveram no edital nesse período poderão receber, pois já que o festival foi cancelado, eles deixaram de receber o cachê de suas apresentações. Respeitamos o luto que vive nossa cidade e os artistas, para evitar qualquer tipo de risco aos nossos fazedores de cultura”, explica o secretário Isaac Luna.

O 1º Festival Cultural da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio: Salvaguarda das Tradições recebeu 115 inscrições deferidas, de artistas, bandas de músicas, grupos de tradição popular, artes cênicas, entre outros. É a única manifestação cultural do estado do Ceará reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

G1 CE

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário