Portal Aurora Notícias

Vacinação assistida contra a febre aftosa é realizada pela Adagri em Aurora


Fotos: Tatá Calixto

A prefeitura de Aurora, através da Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, informou por meio de nota à imprensa que nesta quarta-feira, dia 12 de maio, foi realizada a vacinação assistida na propriedade de Francisco Torquato Gonçalves, localizada no Sítio Gitirana, na zona rural, pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). De acordo com a gestão, estiveram presentes o veterinário Dr. Rodrigo Augusto Escorel, e o técnico João Mamede.

O secretário Tatá Calixto lembra que a vacina contra a febre aftosa está disponível nas três casas do ramo no município. Nestes locais, já estão fixados os informes de quantas doses do imunizante deverão ser adquiridas. A prestação de contas deverá ser realizada no mesmo local, sendo necessária a cópia do cupom fiscal para o recolhimento da Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente que irá incluir no sistema.

Vacinação

A campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021 que começou no dia 3 de maio e vai até 1º de junho. Além da Adagri, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora e a Ematerce também são parceiros do município.

Nessa fase deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar a Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) ou ao do DF. A declaração de vacinação deve ser realizada de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

Como adquirir as vacinas

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

.