O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), enviou à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (29), proposta de lei que garante o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos alunos da rede estadual que tiveram o pedido de isenção negado pelo governo federal. O anúncio foi feito por meio de live nas redes sociais do governador.

"Estou encaminhando uma lei para a assembleia hoje para votação sob regime de urgência em que o estado do Ceará vai pagar a inscrição de todos os alunos que foram indeferidos pelo governo federal para o próximo Enem. Ou seja, todo aluno de escola pública, seja ele que saiu da escola há um ano atrás, terá direito, o governo do estado vai pagar a sua inscrição no valor de R$ 85 no Enem", disse o governador.

Segundo Camilo, o Ceará tem, a cada Enem, cerca de 95% a 98% dos alunos tanto da rede estadual como municipal inscritos no exame. "O Ceará é o estado que mais inscreve alunos no Enem no Brasil. E por conta da pandemia do ano passado, muitos alunos se inscreveram, mas não compareceram às provas com medo da pandemia", explica o chefe do executivo estadual.

Compra de tablets

Camilo também anunciou que está fazendo uma nova licitação para a compra de 170 mil tablets e chips que serão destinados aos alunos do segundo ano do ensino médio da rede estadual.

Ele garante que, ainda este ano, todos os alunos do ensino médio receberão o equipamento para auxiliar nos estudos.

"Estamos agora fazendo uma nova licitação. São mais 170 mil tablets que nós vamos comprar, porque agora nós vamos dar também para o segundo ano, e estamos trabalhando para dar também para o terceiro ano. Ou seja, todos os alunos do primeiro, segundo e do terceiro ano do governo do estado do ensino médio, receberão, ainda este ano, dependendo da entrega da empresa, o seu tablet com chip", disse.

O governador também afirma que, conforme novos alunos forem ingressando nas escolas estaduais, também vão receber o equipamento.

"Todo ano, os alunos que forem ingressando, também vão recebendo esse equipamento. São investimentos que o estado tem feito para colocar a educação do Ceará conectado a um mundo mais moderno, com mais conectividade. Isso é uma forma importante para agregar valor no aprendizado dos nossos alunos e alunas cearenses das nossas escolas."

G1 CE