a Tarifa de energia fica mais cara a partir de hoje; saiba como economizar | Portal Aurora Notícias

Tarifa de energia fica mais cara a partir de hoje; saiba como economizar

Foto: Antônio Rodrigues O patamar 2 da bandeira vermelha será acionado a partir de hoje (1º), anunciou a Agência Nacional de Energia Elétr...

Foto: Antônio Rodrigues

O patamar 2 da bandeira vermelha será acionado a partir de hoje (1º), anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (28). Isto representa um custo de R$ 0,06243 a mais para cada quilowatt-hora (kWh) consumido, fazendo com que as contas de energia fiquem mais caras.

O QUE EXPLICA O AUMENTO

Segundo nota da Aneel, o mês de maio foi o primeiro da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e registrou "condições hidrológicas desfavoráveis".

Na sexta, o Sistema Nacional de Meteorologia emitiu um alerta conjunto de emergência hídrica para a área da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

O mês de junho vai começar com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos do que o ideal para esta época do ano, o que tende a significar redução da geração de energia por hidrelétricas e o aumento da geração por termelétricas, o que encarece o custo da produção.

"Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da Bandeira Vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada", informa a nota.

BANDEIRAS TARIFÁRIAS

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel e sinaliza o custo real da energia gerada.

Segundo a agência, as cores verde, amarelo e vermelho (nos patamares 1 e 2) indicam ao consumidor se a energia custará mais ou menos em função do custo da geração e possibilitará que ele tome medidas para reduzir o consumo.

COMO ECONOMIZAR

O diretor do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), Maurício Gonçalves, aponta que duas variáveis são importantes na hora de economizar energia: o hábito de uso e a utilização de equipamentos mais eficientes.

Entre as práticas que reduzem o consumo, ele lembra as tradicionais:

Apagar a luz ao sair de um cômodo;

Abrir a geladeira apenas uma vez e não deixar a porta aberta por muito tempo;

Evitar usar o ar condicionado e, ao usar, preferir a temperatura de 23°;

Tomar banhos mais curtos ao utilizar o chuveiro elétrico;

Juntar o máximo de roupas para passar de uma só vez.

"A primeira coisa a se fazer é racionalizar o uso para que ele se dê de maneira adequada. Por exemplo, às vezes as pessoas colocam o ar condicionado em 18°, uma temperatura que não é compatível com nosso clima. Em ambientes corporativas, às vezes você vê até as pessoas usando casacos. É energia colocada fora"

MAURÍCIO GONÇALVES  - Diretor do Sindienergia-CE

O segundo passo seria trocar equipamentos que, conforme o selo Procel, consomem mais energia por outros mais econômicos.

Todos os equipamentos eletroeletrônicos como geladeira, fogão, micro-ondas, máquina de lavar roupa, entre outros, possuem uma classificação de consumo de 'A' a 'G', sendo a classificação 'A' a mais econômica.

"Às vezes, esses aparelhos podem não serem os mais baratos, mas ao longo do tempo, eles se pagam com a economia na energia. Vale a pena gastar um pouco mais, são investimentos que se justificam", ressalta o diretor do Sindienergia.

Um terceiro passo para quem quer economizar ainda mais seria produzir a própria energia a partir de placas solares fotovoltaicas. Gonçalves alerta, no entanto, que, antes de realizar o investimento, as outras duas etapas mencionadas devem ser realizadas primeiro.

"Seria como colocar água dentro de uma caixa furada. Precisamos consertar os furos primeiros para não jogar a água fora. Esses passos são importantes para não acabar sendo instalada uma potencial maior que a necessária, o que encarece o investimento", detalha.

Diário do Nordeste

Comentários

1
Publi-523x65
Publi-523x65
Nome

Aurora,2552,Brasil,361,Cariri,1014,Ceará,1166,Economia,251,Educação,93,Entretenimento,88,Esportes,235,Informativo,2,internacional,7,Jurídico,29,Mostra Sesc Cariri,26,Mundo,13,Paraíba,17,Policial,2757,Política,373,Publicidade,1,Saúde,182,Tecnologia,41,
ltr
item
Portal Aurora Notícias: Tarifa de energia fica mais cara a partir de hoje; saiba como economizar
Tarifa de energia fica mais cara a partir de hoje; saiba como economizar
https://1.bp.blogspot.com/-wrf5T5M6WzA/YLYmGSbPnvI/AAAAAAAAmRs/hk-q1v42w0MXDGDNG-ss7bXRs3cNtwe2wCNcBGAsYHQ/s16000/Conta-de-energia.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-wrf5T5M6WzA/YLYmGSbPnvI/AAAAAAAAmRs/hk-q1v42w0MXDGDNG-ss7bXRs3cNtwe2wCNcBGAsYHQ/s72-c/Conta-de-energia.jpg
Portal Aurora Notícias
https://www.auroranoticias.net/2021/06/tarifa-de-energia-fica-mais-cara-partir.html
https://www.auroranoticias.net/
https://www.auroranoticias.net/
https://www.auroranoticias.net/2021/06/tarifa-de-energia-fica-mais-cara-partir.html
true
7644360351892457056
UTF-8
Notícia não encontrada Ver tudo Leia Mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início Páginas Notícias Ver tudo Recomendado por você Categoria Arquivo Pesquisa Todas as notícias Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás Minutos atrás 1 hour ago Horas atrás Hoje Dias atrás Semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguindo ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO compartilhe em uma rede social Clique no link em sua rede social Copiar todo o código Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar