O Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (MedURCA), foi aprovado nesta quarta-feira, 14, pelo Conselho Estadual de Educação. O sonho de várias décadas se tornará realidade com o primeiro vestibular para o curso, que deverá acontecer até outubro deste ano.

O comunicado ocorreu na manhã de hoje, pelo Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, que já comunicou o parecer positivo do Conselho ao Governador do Estado, Camilo Santana. Segundo o Reitor, o documento de aprovação será publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, o que deve acontecer até esta quinta-feira, 15.

As últimas avaliações foram realizadas pela comissão designada pelo conselho, formada com os Professores Jackson Sampaio (UECE), Bernardo Brito (UFCA) e Emile Sampaio Cordeiro (UFCA).

O MedURCA foi aprovado em fevereiro deste ano, pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) da Instituição, por unanimidade, incluindo também o Curso de Turismo (Barbalha). A aprovação também aconteceu junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade. A decisão é histórica para a Região do Cariri e a Universidade, que amplia a instituição com os novos cursos.

O curso nasce junto com a criação do Hospital Universitário, anunciado recentemente, com a compra, através do Governo do Estado, do Hospital São Camilo (antigo Hospital São Francisco) com o conjunto de edificações ao lado, onde funcionou o Colégio Ana Couto e a Casa de Caridade do Crato, onde será sediada a estrutura de funcionamento do MedURCA.

URCA