Foto: Reprodução/Facebook

O artesão e luthier Gil Chagas tem 48 anos de profissão. Ele nasceu em Juazeiro do Norte e, atualmente, reside no bairro Araçá, em Aurora, trazido aos três meses de vida da Terra do Padre Cícero, pelos seus pais. Gil Chagas começou a atuar como artesão observando o pai e o avô trabalharem como carpinteiros. “Mestre Gil”, como é popularmente conhecido, sempre observava as atividades do seu avô, e, a partir daí, sentiu vontade de trabalhar com móveis coloniais, que são bem mais detalhados.

A fé em Mártir Francisca fez com que o artesão se tornasse escultor, pois o mesmo já esculpia pés, braços e cabeças em madeira para os devotos da santa popular de Aurora, porém, somente faltava montar o quebra-cabeça das esculturas. Após conseguir a fazer a sua primeira estátua, tornou-se devoto, atribuindo o feito a santa.

O amor pela profissão fazia com que o artista faltasse aulas na escola para fazer suas obras. Gil Chagas esculpia escondido de sua mãe e guardava as suas estátuas de madeira em um local próximo a um açude. Certo dia, o manancial sangrou e suas esculturas foram levadas pelas águas.

Conforme "Mestre Gil, certo dia um senhor conhecido como Pedro 100, que morava vizinho à sua residência foi até o açude, e ao lançar a sua rede de pesca no manancial, pescou além de peixes, as estatuárias que estavam escondidas no local. Posteriormente, o pescador entregou as esculturas aos pais de Gil Chagas, que ao descobrirem o motivo da ausência na escola, disseram que mesmo poderia esculpir, mas desde que não faltasse aos estudos.

O artista é conhecido nacionalmente, tendo sido destaque nacional em jornais, revistas e programas de TV por várias ocasiões. Já deu palestras em universidades e foi fonte de pesquisas para a Fundação Casa Grande.

Gil Chagas participou do Festival de Rabecas da Tradição, no Cine Teatro São Luiz, em Fortaleza, realizado em 22 de julho de 2018, ocasião em que representou o estado do Ceará como luthier, conquistando o primeiro lugar.

Em 8 de março de 2019, Gil Chagas foi reconhecido pela Assembleia Legislativa como "Mestre da Cultura Tradicional do Estado do Ceará". O artesão e luthier é oficialmente um difusor de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações.

Faça o Aurora Notícias conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (88) 99487-3124.