Foto: Ascom/SRH

Aurora está entre os nove municípios cearenses que serão beneficiados com as obras do Ramal do Apodi. Os trabalhos foram liberados na última quarta-feira (20), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A construção levará as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para municípios do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Além de Aurora, também serão beneficiados os municípios de Baixio, Cedro, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari e Várzea Alegre. O empreendimento está orçado em R$ 1,77 bilhão. Ao todo, 48 municípios do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte serão contemplados. A previsão é que a estrutura seja construída em quatro anos a partir da assinatura da ordem de serviço, beneficiando 750 mil famílias. No Ceará, cento e setenta mil pessoas serão beneficiadas por mais esse trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O Ramal do Apodi/Salgado trata-se do trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e terá 115,3 quilômetros de extensão. A água será transportada por gravidade a partir do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte. A vazão será de 40 m³ por segundo até o quilômetro 26, de onde deriva o Ramal do Salgado, que levará as águas para o estado do Ceará. Após essa derivação, a vazão será de 20 m³ por segundo.