Foto: Arquivo/SVM

Os contratos temporários de professores de instituições estaduais de ensino superior serão prorrogados até 31 de janeiro de 2022. A prorrogação foi aprovada nesta quinta-feira (28) na Assembleia Legislativa. A pandemia de Covid-19, para além da saúde, trouxe impactos também à rotina dos órgãos e entidades que atuam na gestão pública estadual. A condução de procedimentos com potencial risco de contágio da doença foi especialmente afetada por conta das medidas de isolamento social.

Exemplo de atividades que precisaram ser suspensas foram as aplicações de processos seletivos no formato presencial para a contratação e a admissão de pessoal no serviço público. “Todos nós sabemos o quanto o setor de educação foi prejudicado com a pandemia. Muitos processos seletivos e concursos deixaram de ser feitos. O governador Camilo Santana, preocupado com a retomada das aulas, apresentou uma emenda constitucional para prorrogar os contratos temporários dos professores de ensino médio e agora encaminhou para aprovação a prorrogação até janeiro de 2022 dos contratos temporários das universidades estaduais”, explica o secretário de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins.

O objetivo principal, de acordo com o secretário Nelson Martins, é retomar as aulas, recuperar o tempo perdido e fazer com que o Ceará continue sendo o estado que mais cresce em qualidade da educação no Brasil.

Quanto a seleções e concursos para o cargo de professores da rede de ensino público no estado, inclusive superior, a problemática para a realização das provas acentua-se, no atual contexto, diante da proximidade do fim do período letivo, em que alterações no quadro de professores poderão prejudicar o processo de aprendizagem dos alunos, justificou o Governo do Ceará na proposta votada na Assembleia.

Governo do Estado