Últimas Notícias
latest

Ceará Credi: Governo do Ceará fará parcerias com prefeituras para expandir atendimento

Foto: Reprodução

O Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), quer firmar parcerias com as prefeituras municipais cearenses com o objetivo de expandir a capacidade de atendimento à população do Programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi). Até o fim do mês de novembro um edital deve ser lançado.

Um encontro virtual realizado pela Agência na manhã dessa quinta-feira (18) contou com a presença de mais de 15 prefeituras, que juntas discutiram as possibilidades de parcerias. A reunião contou com explanação do programa e os representantes da Adece responderam questões e ouviram sugestões das prefeituras participantes.

“O foco nas ações dos nossos municípios é prioritário. O Ceará Credi é outro mecanismo dentro dessa política, que é de desenvolvimento por meio da interiorização. Gostaríamos de trabalhar em conjunto com as prefeituras para tornar nosso microcrédito uma política pública eficiente. Somos um estado com características bem peculiares, com uma parcela significativa de pequenos e micro empreendedores”, afirmou o presidente da Adece, Francisco Rabelo.

Modelo de parceria

Conforme a diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente, a parceria não envolverá repasse de recursos, mas será formalizada por meio de um termo de cooperação para uma maior estruturação do programa. “A proposta para as prefeituras é que elas disponibilizem uma sala equipada e ao menos um agente administrativo remunerado e capacitado para atender em conjunto com o agente de crédito. Com isso, vamos acelerar bastante o programa e aumentar a presença local em todos os municípios”, explica.

A gestão do programa no município com estrutura técnica e metodológica, bem como apoio técnico na seleção e capacitação dos agentes ficarão sob responsabilidade da Adece. A disponibilização de recursos financeiros para atender as demandas de microcrédito do município, obedecendo as normas operacionais vigentes do Programa, está entre outras atribuições da Agência.

Crédito orientado

O programa Ceará Credi, lançado em abril deste ano pelo Governo do Ceará, é operacionalizado pela Adece e visa conceder crédito e capacitação para microempreendedores, contribuindo para a criação e o fortalecimento dos pequenos negócios cearenses, gerando mais emprego e renda. Os empréstimos vão de R$ 500,00 a R$ 5 mil.

Um total de 112 agentes de crédito distribuídos em 56 postos já atuam no programa que é inédito no país. O programa já conta com 11.500 pessoas atendidas em quatro meses de operação.

Governo do Estado

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário