Últimas Notícias
latest

Prefeitura de Aurora começa a substituir lâmpadas convencionais por LED


Foto: Henrique Macêdo

A prefeitura de Aurora, através da Secretaria Municipal de Governo e Gestão, iniciou na última quinta-feira, 27, a troca das lâmpadas tradicionais pelas de LED. A Avenida João Joaquim dos Santos, no bairro São Benedito (Aurora Velha), já está recebendo as novas lâmpadas.

“Estas novas lâmpadas irão trazer mais segurança e melhor visibilidade aos motoristas e pedestres que trafegam pelo local. Além de mais econômicas, as novas luminárias são mais eficientes e duráveis”, lembra o prefeito Marcone Tavares.

“As lâmpadas de LED têm um consumo menor e maior qualidade. Com a economia de energia, e claro, dos recursos, é possível utilizar a verba em outras áreas. Além disso, vamos dar o brilho que nossa cidade merece. A nossa intenção é substituir todas as lâmpadas convencionais da cidade ”, pontua o Secretário de Governo e Gestão, Mauro Tavares.

Segundo a Norma Brasileira de Iluminação Pública ABNT NBR 5101, as lâmpadas de LED são mais econômicas, por durarem três vezes mais que as convencionais, também emitem luz na cor branca e o seu feixe é direcionado para o chão, o que garante maior uniformidade e menos poluição luminosa.

Lei Municipal

Em 9 de setembro de 2021, o prefeito Marcone Tavares sancionou a Lei Municipal nº 422/2021 que determina a utilização de lâmpadas de LED (light emitting ou diode, ou diodo emissor de luz) em toda iluminação pública do município de Aurora.

De acordo com a lei, à medida que as lâmpadas convencionais utilizadas apresentarem defeito ou fim de sua vida útil, serão trocadas gradativamente, obedecendo o percentual mínimo de 10% (dez por cento) ao ano.

As despesas decorrentes da lei correrão por conta de dotação orçamentária destinadas a iluminação pública municipal.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Um comentário

  1. Boa tarde muito bom. moro no distrito de ingazeiras especificamente na rua da lagoa, Nº 458, ´róximo a minha residencia enfrente a casa da senhora maria araci, conhecida como bia, tem um poste e sua lâmpada deu defeito ou acabou sua vida útil desde Setembro de 2021 até hoje continua sem resolução. Para piorar, no inicio do final de semana passado, tivemos a queda de energia durante sexta, sábado e domingo até meio dia, após a volta da energia mais 3 postes estão sem iluminação pública. Vale salientar que a conta de iluminação pública vem no papel de cada consumidor, ou seja a população paga e tem o direito de cobrar das autoridades competentes e que se resolva o mais rápido possível.

    ResponderExcluir