Em Aurora, dedicação e benção do altar marcam aniversário de criação da Igreja Matriz

Foto: Pascom

A Paróquia Senhor Menino Deus, localizada no município de Aurora, a cerca de 80 Km da sede diocesana, foi criada em 27 de junho de 1893. Abrindo o ano de preparação ao jubileu de 130 anos de criação, a comunidade paroquial se reuniu nesta segunda-feira, 27 de junho, para um momento especial, a solene liturgia com o rito de dedicação do templo e do novo altar.

Reunidos como Povo de Deus, os fiéis vindos das comunidades, participaram juntos da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique, e concelebrada por diversos sacerdotes, diocesanos e religiosos, alguns que por lá passaram, outros que de lá brotou a vocação. Todos juntos para render graças a Deus através da Santa Eucaristia.

Após a homilia, o Bispo deu início ao rito de Dedicação e Consagração do Altar, derramando o santo óleo do Crisma, no meio do altar e nos quatro cantos do mesmo, ungindo toda a superfície. Com o auxilio dos padres, também foram ungidas as paredes do templo. Após o rito da unção, coloca-se em cima do altar um fogareiro e depositou incenso sobre as brasas, dando início ao rito de incensação. Em seguida, com auxílio das religiosas da Congregação das Irmãs Piamartinas, o altar foi limpo e decorado com toalha, flores, castiçais e crucifixo. Passado o rito, a Missa seguiu como de costume.

O presbitério e o altar ficaram sob os cuidados do artista Rubens Landim, responsável pela arquitetura sacra do local. Ao fundo, manteve-se a imagem da Santa Ceia, elemento já característico da matriz, porém o espaço ganhou novas cores e formas. Bem como a Mesa da Eucaristia e da Palavra. No altar, feito de pedra, adornado de anjos, foram depositadas cinco relíquias de santos. São eles: São João Piamarta, Santa Catarina Volpicelli, São Gaspar Bertoni, Beata Barbara Maix e o Beato Bartolo Longo.

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação

0/Comentários

Anterior Próxima
Portal Aurora Notícias