Últimas Notícias
latest

Academia Aurorense de Letras escolhe a presidente do TJCE, filha ilustre da terra, para ocupar a cadeira número 6

Fotos: TJCE

Filha de Aurora, no Cariri cearense, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira retornou ao Município nesta sexta-feira (22/07), agora como presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), para participar da instalação com a diplomação e posse dos membros da Academia Aurorense de Letras e Artes (AALA), da qual ela própria ocupará a cadeira número 6.

Autora do livro “O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro”, a desembargadora ressaltou, antes do evento, a sua relação com as letras e a alegria de ser lembrada pela sua cidade natal. “A emoção de retornar ao local em que minha vida se iniciou para receber uma homenagem é indescritível. Ainda mais em assuntos de tanta relevância para mim, como a literatura e a arte”, conta.

A AALA celebrou dois anos de fundação no último mês. Sob a presidência de João Tavares Calixto Júnior, a instituição foi inaugurada na data dos 130 anos da Lei Orgânica do Município, com a finalidade de preservar, cultivar e promover o desenvolvimento da literatura, artes e dos valores patrimoniais, culturais, educacionais e históricos de Aurora. Ao todo, 40 cadeiras são ocupadas por pessoas que se destacaram em segmentos como letras, artes, educação ou desenvolvimento social.

“Tomar posse presencial na Academia Aurorense de Letras e Artes é uma honra sem igual, porque sinto que sou eu quem homenageia a minha terra natal, de nome tão poético, Aurora. Se nome é destino, não há felicidade maior do que nascer numa cidade cujo nome corresponde ao anúncio dos dias que amanhecem para todos, repletos de possibilidades e esperança”, afirmou a presidente, antes de discursar, em nome das acadêmicas recém-empossadas, e expressar sua satisfação em ser lembrada pela AALA.

BREVE HISTÓRICO

Uma iniciativa que visa “aproximar a sociedade das letras, das artes, da cultura e da memória de seu Município”. Assim definiu a função primordial da Academia Aurorense de Letras e Artes (AALA) o presidente da agremiação, João Tavares Calixto Júnior.

A entidade foi criada em 2020, logo no início da pandemia, com reunião de posse que institucionalizou a ideia então há tempos gestada. “Honrosamente, fui escolhido como presidente e os outros membros da diretoria foram indicando aurorenses, que morassem aqui ou fora, destacados em várias áreas: na educação, na religião, nas artes, além de autoridades, como a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que nos deu a honra de sua presença aqui hoje. Enfim, aurorenses de boa cepa, que gostam de sua terra e que honram a sua história”, contou o dirigente.

NOITE CULTURAL

Antes da cerimônia de posse, lançamento de livros e confraternização, que ocorreram no Clube das Samaritanas, a presidente do TJCE participou de uma Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz do Senhor Menino Deus, percorreu o Casarão da Cultura, visitou a Casa da Cultura Moacir Soares Pinto e o Centro Cultural Aldemir Martins, além de prestigiar uma exposição de artes plásticas criadas por artesãos locais.

TJCE

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário