Foto: TJCE

“A restauração do prédio da Comarca de Aurora simboliza um marco de renovação. Este é um dia de muito alegria. Estou honrado e orgulhoso pela grandiosidade desta obra e satisfeito ao ver a concretização deste trabalho. Este momento representa um significativo avanço na efetividade dos serviços do Judiciário”, destacou o juiz Fabrício Ferreira Silva, diretor do Fórum de Aurora, na Região do Cariri, durante inauguração realizada nesta sexta-feira (26/08).

A reestruturação contemplou a construção de banheiro acessível, rampa de acesso, piso tátil na entrada e rampa no salão do júri (em obediência à lei de acessibilidade); modernas instalações elétricas e da rede de computadores; substituição do piso; melhorias de segurança, com elevação do muro e a instalação de celas e de cerca tipo concertina. O prédio também conta com a implantação de uma sala de Depoimento Especial, voltada para oitivas de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência. A obra foi concluída em oito meses e custou R$ 684.065,08.

À frente da inauguração, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, enfatizou que a atual Gestão está “empenhada na missão de fazer uma transformação digital com humanização, ofertando melhor infraestrutura física aos colaboradores da Justiça. Também precisamos ter um olhar especial para acolher e atender ao cidadão que se dirige ao Judiciário para resolver seus conflitos. Nós, que somos profissionais do Direito, devemos distribuir Justiça para todos”.

Por meio do Programa Avançar, a atual Gestão do TJCE realiza, desde 2021, obras de construção e reformas de fóruns e unidades judiciárias no Interior para tornar as instalações modernas, mais seguras e humanizadas. Já foram contemplados os Municípios de Quixadá, Acopiara, São Benedito, Santa Quitéria, Icó, Itapajé, Sobral, Juazeiro do Norte, Senador Pompeu, Morada Nova, Ibiapina e Tauá.

Para Vavá Lemos, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção de Juazeiro do Norte, a iniciativa da presidente do TJCE em reformar o Fórum de Aurora, beneficia não só a Advocacia, como toda a população. Também tem impacto no trabalho dos servidores e dos representantes do Ministério Público e Defensoria Pública. Essa Gestão tem sido diferenciada pela humanização e por aprimorar a estrutura física e um bom serviço público à sociedade de Aurora e à Região do Cariri”. Na ocasião, o padre Cícero Alencar, pároco da cidade, ao abençoar as instalações, também definiu o momento como um dia “histórico para o Município de Aurora”.

Também estiveram presentes na inauguração, os juízes auxiliares da Presidência do TJCE, Emílio Medeiros Viana e Flávia Setúbal; o secretário de Administração e Infraestrutura do Judiciário (Seadi), Pedro Sampaio; o procurador de Justiça, Alcides Jorge Evangelista Ferreira; o prefeito de Aurora, Marcone Tavares de Luna; e Guilherme Araripe, neto do desembargador Jaime Araripe, que dá nome ao Fórum.

TJCE