Últimas Notícias
latest

Caririaçu confirma primeiro caso de varíola dos macacos


Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) confirmou, nesta terça-feira (20), o primeiro caso de varíola dos macacos no município de Caririaçu, na região do cariri. A idade e o sexo do paciente não foram informados.

Conforme o painel de monitoramento do IntegraSUS, em três notificações, um caso foi excluído, pois a "notificação não atende às definições de caso suspeito". Outro caso segue aguardando o resultado do exame laboratorial.

Ceará

Em todo o estado do Ceará, até esta terça-feira (20), já foram confirmados 247 casos de monkeypox. 1063 pacientes foram notificados; 514 casos estão descartados; 263 aguardam os resultados dos exames laboratoriais; 22 se enquadram como não classificáveis; e 17 constam como prováveis. Fortaleza segue como a cidade com o maior número de casos confirmados, com 189.

Principais sintomas da varíola dos macacos estão:

febre;

dor de cabeça;

dor no corpo;

calafrios;

caroços no pescoço, axila e virilhas;

cansaço;

e bolhas pelo corpo (elas começam a surgir de um a três dias após o início desses sintomas).
O vírus faz parte da mesma família da varíola e não é transmitido por macacos, mas, sim, de pessoa para pessoa.

A contaminação acontece a partir do uso de objetos compartilhados por pessoas infectadas. Em alguns casos raros, a transmissão se dá pelo ar ou por gotículas de saliva ao conversar, mas a forma mais comum é o contato pela pele.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário