Foto: Carlos Gibaja

A governadora Izolda Cela anunciou, na manhã desta segunda-feira (10), por meio das redes sociais, o lançamento do edital de mais um concurso público para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), desta vez com 1 mil vagas destinadas ao cargo de soldado. A prova objetiva do certame está prevista para ocorrer na segunda quinzena de janeiro de 2023. Já as inscrições têm início ainda neste mês de outubro.

O edital será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira. O processo seletivo será composto por cinco fases: provas objetivas (intelectual), exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.

Das 1.000 vagas ofertadas de forma imediata, 15% delas serão destinadas às mulheres e 20% a candidatos negros ou pardos, conforme conforme a Lei Estadual nº 17.432.

Os aprovados serão admitidos na PMCE como alunos-soldados, e serão promovidos a soldado após concluírem o Curso de Formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). A remuneração inicial é de R$ 4.983,30.

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan) foi escolhido como a banca organizadora do novo concurso e dentre outros requisitos para a investidura no cargo é exigida a idade mínima de 18 anos no ato de inscrição e até 30 anos incompletos.

Fonte: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)