Foto: Nelson Almeida/AFP e Valter Campanato/Agência Brasil

As primeiras pesquisas de intenções de voto para presidente da República do segundo turno estão previstas para serem divulgadas a partir de hoje, quarta-feira, 5 de outubro (05/10). Os levantamentos estão sendo realizados pelos institutos Ipec, Datafolha e Quaest, segundo consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A sondagem do Ipec (ex-Ibope), encomendada pela TV Globo, será divulgada nesta quarta-feira, 5, no Jornal Nacional, a partir das 20h30min. No dia seguinte, serão publicados os números da pesquisa Genial/Quaest, encomendada pela Genial Investimentos.

Já o levantamento do Datafolha está previsto para ser divulgado na sexta-feira, 7, por Folha de S.Paulo e TV Globo, empresas que contrataram a pesquisa.

Esses serão os três primeiros levantamentos estatísticos após o primeiro turno da corrida ao planalto. Nas urnas, Lula obteve 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. O petista obteve cerca de 57,2 milhões de votos, enquanto o atual presidente ficou com pouco mais de 51 milhões.

Os dois candidatos voltam a se enfrentar nas urnas no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Antes, eles devem ficar frente a frente em debates televisivos e vão disputar a preferência do eleitorado na propaganda no rádio e na TV, que começa na sexta-feira, 7, e vai até o dia 28.

Após erros no primeiro turno, as pesquisas chegam ao segundo turno sob forte questionamento. São várias as hipóteses levantadas para os resultados não terem sido expressados adequadamente pelos institutos.

Pesquisas de 2º turno 

Ipec: 5/10 (quarta-feira)

Contratada pela TV Globo, a pesquisa Ipec será divulgada nesta quarta-feira, 5, durante o Jornal Nacional. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-02736/2022 e realizará 2 mil entrevistas entre 3 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Quaest 6/10 (quinta-feira)

Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa da Quaest será divulgada na quinta-feira, 6. O levantamento deve ouvir 2 mil eleitores entre os dias 3 e 5 de outubro. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem está registrada no TSE com o protocolo BR-07940/2022.

Datafolha 7/10 (sexta-feira)

A pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e TV Globo, será divulgada na sexta-feira, 7, e está registrada no TSE sob o número BR-02012/2022. O levantamento realizará 2.884 entrevistas entre os dias 5 e 7 de outubro. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: O Povo