Últimas Notícias
latest

Vídeo com ofensas a nordestinos repercute nas redes sociais; crime prevê pena de até cinco anos de reclusão


Foto: Reprodução

Vídeos com mensagens preconceituosas e críticas ao povo nordestino por conta do apoio que o eleitorado dos estados da região deu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições presidenciais estão circulando nas redes sociais desde esta segunda-feira, 3.

O Portal Aurora Notícias teve acesso a mensagens trocadas em grupos e redes sociais. Um vídeo mais recente é de uma caririense que diz o seguinte: "Eu só queria que Bolsonaro levasse o segundo turno, mas não é por nada não, era só pra acabar com o nordeste, a pior raça de gente que existe no mundo, o nordeste, o Ceará. Era pra acabar, deixar todo mundo morrendo de fome, eu achava tão bom". A repercursão do vídeo foi imediata em toda a região sul do Ceará. A Polícia Civil de Aurora segue investigando o caso.

Nos últimos anos, a Justiça vem condenando por racismo pessoas que proferem ofensas a nordestinos.

Lei de combate ao recismo

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional (Redação dada pela Lei nº 9.459. de 15/05/97).

Inciso 2º Se qualquer dos crimes previstos são cometidos por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza (Redação dada pela Lei nº 9.459. de 15/05/97).

Pena de dois a cinco anos de reclusão e multa (Incluído pela Lei nº 9.459. de 15/05/97).

Em entrevista com o delegado municipal de nossa cidade, o mesmo explicou que “existe uma diferença entre a liberdade de manifestação que é assegurada constitucionalmente e o excesso criminoso que se transforma em ofensa a uma raça, cor, etnia, que passa a ser crime, principalmente fazendo uso de redes sociais, cujo alcance da conduta da investigada é incomensurável”.

O nosso portal segue acompanhando as investigações, e tão elas prosperem, faremos as atualizações.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário