Últimas Notícias
latest

Barro tem caso suspeito da varíola dos macacos

Foto: Reprodução

O município do Barro, na região do cariri, tem o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos. A informação foi publicada nesta terça-feira (8), no painel de monitoramento do IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA). A idade e o sexo do paciente não foram informados.

Conforme a SESA, a "notificação atende às definições de caso suspeito". O paciente segue aguardando o resultado do exame laboratorial.

Principais sintomas da varíola dos macacos:

febre;
dor de cabeça;
dor no corpo;
calafrios;
caroços no pescoço, axila e virilhas;
cansaço;
e bolhas pelo corpo (elas começam a surgir de um a três dias após o início desses sintomas).

O vírus Monkeypox

A monkeypox é uma zoonose viral, cuja transmissão pode ocorrer por meio do contato com animais, seres humanos infectados e até mesmo do contato com secreções contendo o vírus. Guardando algumas semelhanças com a varíola comum, os sintomas, contudo, tendem a ser mais leves e a letalidade, consideravelmente mais baixa.

Ceará

Em todo o estado do Ceará, até esta terça-feira (8), já foram confirmados 489 casos de monkeypox. 1703 pacientes foram notificados; 958 casos estão descartados; 169 aguardam os resultados dos exames laboratoriais; 84 se enquadram como não classificáveis; e 3 constam como prováveis. Fortaleza segue como a cidade com o maior número de casos confirmados, com 379.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário