Últimas Notícias
latest

Prefeito Marcone Tavares sanciona Lei Municipal que institui campanha Dezembro Verde contra abandono de animais em Aurora


Foto: Henrique Macêdo

O prefeito Marcone Tavares sancionou, nesta quarta-feira (21), a Lei Municipal nº 503/2022, que institui a campanha Dezembro Verde contra o abandono de animais no âmbito do município de Aurora. A Lei foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Município (DOM).

A Lei do Dezembro Verde é fruto do Projeto de Lei nº 0023/2022, de autoria da vereadora Marina Leite. A proposição foi aprovada pela Casa Legislativa no último dia 15 de dezembro.

A escolha do mês de dezembro se deve ao aumento do abandono na época de viagens de férias e festas de fim de ano.

A campanha Dezembro Verde busca conscientizar a população de Aurora sobre o caráter criminoso do abandono de animais; dar maior visibilidade ao tema, estimulado a guarda responsável e a prevenção ao abandono de animais; contribuir para a melhoria dos indicadores relativos ao abandono de animais; ampliar o nível de resolução das ações direcionadas ao abandono de animais, por meio de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área e estimular a adoção dos animais que vivem nas ruas.

Ainda de acordo com a lei, acontecerá no penúltimo domingo do mês de dezembro a “Cãominhada”, cuja inscrição será 1kg de ração, que será doado aos animais de rua e ONGs de proteção animal. Na mesma data será realizada, também, uma feirinha de adoção de animais de rua.

A campanha “Dezembro Verde” contará, também, com campanhas de educação nas escolas do município, com o intuito de conscientizar a população sobre maus tratos, bem como incentivar práticas de ajuda aos animais de rua.

Abandono é crime

Abandonar ou maltratar animais é crime. O abandono é uma forma de maus-tratos ao animal e, dessa forma, está enquadrado como um crime na legislação brasileira.

De acordo com o Artigo 32 da Lei Federal nº 9605/98, que trata de crimes ambientais, é crime contra a fauna praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena prevista na legislação é de detenção, de três meses a um ano, e multa. No entanto, as sanções podem ser aumentadas caso ocorra a morte do animal.

Quando se tratar de cão ou gato, a pena para essas condutas será de reclusão, de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.

Vale ressaltar que a Constituição Federal de 1988 proíbe qualquer prática que submeta os animais a crueldade. Em seu art. 225, §1º, inciso VII, a CF/88 estabelece que, para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário