Açude Cachoeira começa 2023 com 78,39% da sua capacidade total


Foto: Henrique Macêdo

Aurora está começando 2023 com 78,39% (25,91 hm³) de água disponível em seu açude para o abastecimento da população. Esse percentual é uma média da quantidade de água que o Açude Cachoeira tem para ofertar aos seus 23.173 habitantes nesse início de janeiro. O manancial fica localizado na bacia do Salgado, e tem capacidade para armazenar 34.33 hm³ de água. No mesmo período do ano passado, o reservatório possuía 13,52 hm³, 39,40% do seu volume total.

O cálculo foi feito pelo Portal Aurora Notícias com base na soma da capacidade total e do volume mais recente, conforme dados divulgados nesta segunda-feira, 2, pela Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh – Bacia do Salgado).

O órgão afirma que o volume de água no Açude Cachoeira assegura o abastecimento da sede do município e várias outras comunidades neste ano, independentemente de como seja esta quadra chuvosa. No entanto, alerta a população que se faz necessário economizar o liquido precioso para garantir o abastecimento nos anos seguintes.

Prognóstico para 2023

As previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e de estudiosos apontam que o Ceará deve ter chuvas acima da média histórica entre janeiro e março de 2023. Tradicionalmente, a quadra chuvosa no Estado se estende de fevereiro a maio.

O prognóstico aponta que o interior do Estado deve concentrar a maior parte das precipitações no primeiro trimestre. Já no litoral, o acumulado de chuvas pode ficar em torno da média.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.

0/Comentários

Anterior Próxima
Portal Aurora Notícias

Publicidade

Portal Aurora Notícias