Foto: Henrique Macêdo /Vídeo – Redes sociais

A Prefeitura de Aurora vai criar uma verdadeira força-tarefa para prestar apoio ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fechamento do Censo 2022, que divulgou, no dia 28 de dezembro, um resultado preliminar apontando para uma redução significativa do número de habitantes. A redução, que não condiz com dados do município, pode comprometer o orçamento do Executivo Municipal e a execução de políticas públicas de assistência e atendimento direto à população. Nesta noite (25), o prefeito Marcone Tavares, através das redes sociais, destacou a gestão conta com o apoio da população aurorense.

O Chefe do Executivo explicou a necessidade da força-tarefa e do trabalho integrado que terá início nesta quinta-feira (26).

O censo vai ser encerrado no final de fevereiro. Além de servir como referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos, a estimativa populacional também é utilizada pelo TCU como parâmetro para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Prévia do Censo Demográfico

Segundo o IBGE, a população de Aurora chegou a 23.173 pessoas. A redução estimada da população aurorense de 2021 para 2022 foi de 5,67%. No ano passado, o município possuía 24.567 habitantes. O número foi calculado com base nos questionários do Censo Demográfico 2022 respondidos até o dia 25 de dezembro e utiliza o resultado prévio, além de uma combinação de dados coletados e estimativas.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.