Últimas Notícias
latest

88 incêndios em residências foram apagados pelo Corpo de Bombeiros em Janeiro de 2023


Foto: CBMCE

8 incêndios em residências foram apagados pelo Corpo de Bombeiros em Janeiro de 2023.

A princípio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 88 incêndios residenciais, em todo território cearense, em Janeiro de 2023. Entre as ocorrências, estão 74 incêndios em residências “unifamiliares”, ou edificações únicas, enquanto 14 das ocorrências foram em residências “multifamiliares”, com mais de uma unidade construída.

De antemão, na tarde deste sábado (4), por volta das 12h:31, os bombeiros militares da Messejana apagaram um incêndio na Alameda das Palmeiras, no Bairro Pedras, em Fortaleza. Não houve vítima. De acordo com o 1º tenente Alexsandro Viana Coutinho Freitas, “ao chegar no local verificou-se o incêndio no apartamento no quarto pavimento, sendo o foco maior no quarto do morador, porém vizinhos do apartamento já tinham arrombado a porta e realizado o primeiro combate, utilizando água e extintor de incêndio”. Como também, “no local foi observado os seguintes danos: 01 televisão, 01 estante, 01 ventilador, 01 cama de casal, janela do quarto, lâmpadas, roupas, fiação elétrica do quarto e documentos do morador”, informou o comandante do socorro.

Sendo assim verificou-se que possivelmente o incêndio se iniciou no ventilador do quarto do morador e afetou alguns utensílios domésticos do quarto, conforme informações passadas pelo vizinhos e confirmadas pelo responsável.

Em síntese a 3ª Companhia do 1º Batalhão atendeu a ocorrência. O acionamento foi via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Principais causas de incêndios em residências

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trabalho pericial possibilita a elucidação das causas dos incêndios. Eletrônicos, como ventiladores e condicionadores de ar, estão entre os itens apontados como os principais causadores de incêndios residenciais. Outros materiais da lista incluem carregadores de celular, extensões elétricas, vazamentos de gás de cozinha, panelas e velas.

Nesse sentido, o CBMCE atendeu 1.184 incêndios em residências em 2022. Enquanto que em 2021, foram atendidas 1.020 ocorrências de incêndio em residências registradas em todo território cearense. Já no ano de 2020, foram 1.040 incêndios debelados. Em 2019, 935 casos foram atendidos pela corporação.

Dicas de prevenção

O Corpo de Bombeiros recomenda, para se evitar incêndios, que seja realizada a manutenção da rede elétrica uma vez a cada cinco anos.

Além disso, é desaconselhável que mais de um equipamento esteja ligado em uma mesma tomada e seja realizada a recarga de aparelhos celulares sobre móveis como sofás, camas, colchões ou travesseiros.

Como também, os bombeiros militares orientam que equipamentos como dispositivos eletrônicos ou aparelhos celulares sejam retirados da tomada após a recarga completa.

Além disso, que o registro de gás permaneça fechado durante o período em que os moradores não estiverem na residência.

Por fim, o registro e a mangueira de gás, a recomendação é que a manutenção seja realizada com a troca do dispositivo a cada cinco anos de uso, para que se evitem possíveis vazamentos e outros riscos de acidentes. O CBMCE reforça que devem ser observados o período de troca do registro e mangueira em decorrência do prazo de validade.

Ascom/CBMCE

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário