Últimas Notícias
latest

Rio Salgado, em Aurora, registra aumento significativo no volume de água


Foto e vídeo: Mauro Barros

O Rio Salgado, localizado em Aurora, vem se avolumando diante das precipitações da estação chuvosa registradas em fevereiro no município.

As águas escorrem pelo leito do rio seguem em direção a Icó para se encontrar com o Rio Jaguaribe, em seguida percorrem os municípios de Jaguaribe e Jaguaribara até chegar ao Açude Castanhão, em Fortaleza. Daí a importância das chuvas no cariri e as cheias no Rio Salgado.

O aumento é bem significativo e, a nova paisagem atrai os olhares e a atenção das pessoas que por ali trafegam.

Rio Salgado

O Rio Salgado, afluente do Rio Jaguaribe, tem um percurso de aproximadamente 308 km. Ele nasce na Serra do Araripe, no distrito de Lameiro, Município de Crato, com o nome de Rio da Batateira. Sua bacia hidrográfica está espalhada pelas cidades de Icó, Cedro, Umari, Baixio, Ipaumirim, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Aurora, Caririaçu, Barro, Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha, Barbalha, Jardim, Penaforte, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras e Jati.

Em Aurora, o Rio Salgado tem um percurso de aproximadamente 42 km, sendo abastecido, na margem direita, pelos riachos dos Cavalos, das Antas, os rios Cuncás, Pendência, Areia e Titi. Na Serra da Várzea Grande, os riachos do Pau Brando e Bordão de Velho descem até ele. Já pela margem esquerda, recebe águas do Rio Carás, Rio Jenipapeiro I e dos riachos do Meio, do Juiz, São João, dos Mocós, da Caiçara e Jenipapeiro II.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário