Últimas Notícias
latest

Açude Cachoeira tem melhor volume hídrico dos últimos 14 anos

Foto: João Filho

O Açude Cachoeira, reservatório responsável pelo abastecimento d'água de Aurora e comunidades circunvizinhas, está com seu melhor volume hídrico dos últimos 14 anos. Atualmente, o manancial está com 100% do seu volume total. O reservatório tem capacidade para acumular 34,33 milhões de metros cúbicos (m³) de água.

Neste primeiro trimestre de 2023, o reservatório aportou quase 7,46 milhões de metros³, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do estado (Cogerh).

O pior momento do Açude Cachoeira foi em 8 de fevereiro de 2020 quando estava com volume morto. Seu volume na época estava apenas 6,40%.

O volume morto – também chamado de reserva técnica – é a água que fica abaixo do nível de captação dos reservatórios, que não foi programada para ser usada no dia a dia e funciona como “poupança” em caso de emergência. Não existe uma separação física entre a água do volume morto e a água do volume útil. É a mesma água, apenas em um nível mais profundo.

Concluído em 2000, sua barragem fica localizada em Aurora, na Bacia do Salgado, e constitui importante reserva estratégica de água.

É utilizado para abastecimento, irigação, entre outras atividades. A última vez que o manancial aurorense havia sangrado foi em 18 de maio de 2009.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário