Últimas Notícias
latest

Câmara de Juazeiro do Norte terá nova eleição para presidente

Foto: Câmara Juazeiro do Norte

Com a morte da presidente Yanny Brena, o primeiro vice-presidente Raimundo Júnior (MDB) assume o comando da Casa. Porém, a posse é interina, até análise jurídica sobre a possibilidade de nova eleição, prevista no Regimento Interno, com base nos artigos 43 e 58.

O artigo 58 trata sobre as competências do primeiro vice-presidente, indicando que ele substituirá o presidente em caso de ausência ou impedimento. A interpretação se completa com a análise do artigo 43, que dispõe sobre composição da Mesa Diretora e estabelece que “no caso de vaga, dar-se-á seu preenchimento por via de nova eleição”.

O artigo complementa, ainda, que "no impedimento ou ausência do presidente e vice-presidentes, assumirá a presidência o primeiro secretário, dando-se a substituição deste pelo segundo ou terceiro secretário, pela ordem, e destes pelo vereador mais votado. No caso de vaga, dar-se-á seu preenchimento, por via de nova eleição”.

A morte de Yanny abriu uma nova vaga a ser ocupada pelo suplente do seu partido, o PL. Na suplência está o subtenente da Polícia Militar, Edinaldo Moura, que obteve 789 votos nas eleições de 2020. À frente dele estava o empresário Guy Cruz, de 41 anos, que morreu por complicações da covid-19 no ano passado.

Atualmente, Ednaldo é diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte. Na próxima semana, após o luto oficial de sete dias, deve-se iniciar o debate para nova eleição da Mesa Diretora. Pelo menos um nome, do vereador Darlan Lobo, aparece na lista de pretensos.

Fonte: Jornal do Cariri

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário