Portal Aurora Notícias

Sete pessoas são condenadas por formação de cartel em Juazeiro do Norte


Foto: Reprodução

No último dia 08, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu condenar cinco empresas e sete pessoas físicas por formação de cartel em oito licitações públicas que objetivavam contratar obras e serviços de engenharia em escolas da rede municipal de Juazeiro do Norte.

Nesse contexto, os condenados terão que pagar multas que, juntas, somam o valor de R$ 1.134.701,99. De acordo com as informações, as empresas tiveram conduta colusiva no caso dos processos licitatórios referentes ao ano de 2009.

O Tribunal Administrativo do Cade também decidiu que tanto as empresas quanto as pessoas envolvidas estão proibidas de participarem de licitações públicas no âmbito da administração pública federal, estadual e municipal pelos próximos cinco anos. Além disso, também serão impedidas de contratarem com instituições financeiras oficiais.

De acordo com o Cade, as investigações apontaram uma série de evidências indiretas que comprovaram a cartelização. Entre elas destaca-se o padrão na redação dos documentos elaborados pelas empresas, que possuem mesmos erros de escrita, igualdade no preço de proposta de diversos itens e relação familiar e de afinidade entre as pessoas relacionadas às empresas.

Fonte: O Estado

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

.